skincare0

Minha rotina de cuidados com a pele e dicas

Olá a quem estiver lendo esse post. Tudo bem?

Queria compartilhar com vocês o que tenho aprendido sobre cuidados com a pele. No caso, a minha própria pele. Talvez possa te ajudar também, principalmente se a sua pele for normal como a minha.

O fato é que, por mais que esse tipo de pele seja o mais “privilegiado” possível, não há muita explicação sobre como manter os cuidados. E não é porque sua pele é normal que ela não precisa de cuidados! Assim como qualquer pele, está sujeita a perder o viço, adquirir uma textura não muito agradável, acumular sujeira nos poros, etc.

Como saber se a sua pele é normal?

Geralmente, esse tipo de pele não apresenta brilho excessivo, os poros não são aparentes, a textura é mais macia e não há a sensação de pele repuxando. O que significa que, ao contrário da crença popular dos produtos de beleza vendidos no mercado, a pele normal não é seca. Muitas vezes, produtos vendidos como “pele normal a seca” são excessivamente hidratantes e podem causar oleosidade. Tome cuidado!

O que funcionou para mim, então, foi entender o que minha pele está precisando. Consigo facilmente perceber se ela precisa de hidratação leve ou mais caprichada só pelo olhar e toque. A melhor forma de aprender isso é por tentativa e erro, mesmo. Para começar, recomendo um bom sabonete facial que não resseque a pele e um hidratante leve. Com o tempo, você pode ir incrementando sua rotina de cuidados com tônico, esfoliante, máscaras faciais, tratamentos específicos, etc.

Cuidar da pele não é tão caro como parece

Esses três produtos da Neutrogena são facilmente encontrados em farmácias. Também uso um sabonete facial anticravos da marca, mas não tirei foto porque é um sabonete em barra comum. Você também pode optar pela versão líquida, mas a versão sólida é mais em conta e faz bem o serviço. Ah, como você só vai usar esse sabonete para lavar o rosto, ele também dura bastante.

O tônico dessa linha Deep Clean Energizing não é dos meus favoritos, porque ele contém álcool na composição e sinto que, em excesso, pode irritar a pele. Quando o meu acabar, pretendo comprar algum sem álcool. Vi que a própria Neutrogena tem um, mas na farmácia que eu fui, não tinha. Já vi algumas pessoas de pele oleosa se darem bem com esse tônico, então não é um produto ruim, apenas não é o ideal para o meu tipo de pele.

Falando em tipo de pele… Esse hidratante facial diz na embalagem que é para peles mistas a oleosas. Era o único que tinha no dia que comprei, e sinceramente, não me arrependi. Ele dá uma hidratação mais leve para o dia e seca rápido, sem entregar aquela sensação de oleosidade. Ao mesmo tempo, acho que ele é bem hidratante, então se sua pele é realmente oleosa, eu sugiro tomar cuidado com a quantidade ao passar no rosto.

Às vezes sua pele merece luxos

Trouxe aqui, para ilustrar, dois produtos que gosto muito: o primeiro é o Huile Prodigieuse da Nuxe. Esse óleo multifunção pode ser usado no rosto, no corpo e nos cabelos. Como o meu frasco é bem pequeno, eu costumo utilizá-lo somente no rosto. Se vocês quiserem, eu posso trazer depois a minha rotina de cuidados com o cabelo. Deixem aqui nos comentários! 😉

Para algumas pessoas, pode parecer assustador passar um óleo na cara, mas este tem o toque seco e é um dos cosméticos mais utilizados pelas francesas. Há boatos de que seria este o segredo para suas peles joviais. Ooh la la!

O outro produtinho é o Fix+ da MAC. Muitas pessoas que compram esse produto se decepcionam por achar que este seria um fixador de maquiagem. Na verdade, o “fix” do nome vem de reparação e não de fixação. Trata-se de uma bruma finalizadora que hidrata e prepara a pele para receber a maquiagem. Você também pode utilizá-lo ao final de se maquiar para conferir um aspecto mais natural e menos carregado de pó. Gosto bastante de dar umas borrifadas quando sinto que meu rosto precisa de uma hidratação bem leve. Já tive a água termal da Avène e ela me entregava o mesmo efeito. É um luxo? É, sim, mas quando você experimenta, sente a diferença e acaba ficando meio viciado.

Não se esqueça de remover a maquiagem

Para quem gosta de usar maquiagem, é bom lembrar que é importantíssimo removê-la completamente. A não remoção adequada pode ocasionar em problemas de pele como entupimento de poros e o surgimento de cravos e espinhas. Eu pessoalmente gosto muito do sabonete líquido demaquilante da Quem Disse Berenice?. Este é um produto que poupa muito tempo, pois dispensa o uso do algodão. Já usei o gel de limpeza da Mary Kay para peles normais a secas. Também gostei bastante dele. Ambos limpam de forma suave, sem ressecar a pele.

Infelizmente, estes produtos não são tão potentes para remover maquiagem dos olhos, principalmente se for a prova d’água. É aí que entra em cena o demaquilante bifásico. Este que estou usando também é da Quem Disse Berenice, mas várias outras marcas também vendem similares. No dia a dia, opto por delineador e máscaras que não sejam a prova d’água, então este demaquilante acaba sendo usado somente em ocasiões especiais.

Espero que as minhas dicas tenham te ajudado de alguma forma. O principal aqui é conhecer e entender o funcionamento da sua pele, seja ela normal, seca, mista ou oleosa. Dessa forma, você mesmo pode ir atrás dos produtos que ela precisa, sem se prender às dicas das marcas, que algumas vezes são falhas.

Até a próxima!

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *